sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Perfil dos Alunos do Colégio JACI

Os educandos do Colégio Estadual Jaci Ferreira dos Santos residem em sua maioria na sede do Município de Mucuri-BA. Existem, é claro, alguns alunos da Zona Rural, mas a grande maioria destes estudam no Noturno (Alunos que trabalham durante o dia).
É possível notar que a situação sócio-econômica dos alunos matriculados nesta U.E. é que são de classe média-baixa, filhos de pais que muitas vezes não tiveram oportunidades de estudo.
Trata-se de uma demanada de alunos bastante pacífica, embora agitada.  Desde o início da gestão da atual direção, maiores  incidentes/ocorrências não ocorreram. Os registros do Serviço de Orientação Educacional giram em torno de situações de desinteresse, infantilidade, apatia, enfim, problemas muito comuns aos adolescentes….
Quanto à preferência e acesso a esporte, cultura e lazer, nossos educandos, em sua maioria freqüentam apropria escola em horário oposto (nas escolinhas e projetos direcionados), as ruas e praças de seus bairros para praticarem o popular futebol e para fazerem novas amizades, pois devido a sua situação financeira fica freqüentarem de atividades culturais, como cinema, teatro, shows, entre outros. Até mesmo porque a cidade não conta com esta infra-estrutura cultural. Os alunos preferem assistir os filmes no telão da escola, bem como ensaiar e encenar suas proprias peças por aqui…
A escola funciona apenas em dois turnos, e é notável a diferença no padrão de comportamento dos alunos matriculados em cada um deles. No matutino, a explosão de hormônios faz com que o público adolescente seja mais agitado, irreverente, extrovertido em sua maioria, clássico do perfil da moçada que está vivendo constantes mudanças biológicas... Já no Noturno, a paz reina. Projetos fluem bem, mas são comedidos e não contam com toda a empolgação. Porém a criatividade, fruto das vivências deste público mais maduro fomenta produções memoráveis…

Nenhum comentário:

Postar um comentário